Categorização dos conteúdos [Felicidade - Parte 2]

Para quem leu a parte 1 dos textos sobre felicidade já sabe, e espero que tenha feito...rs, a lista dos itens cotidianos que te fazem feliz. O texto abaixo parte do pressuposto que você possua essa lista para dar continuidade às reflexões.

Ao fazer sua lista talvez você tenha percebido algumas coisas como:

 

  • Não me dava conta que tinha tantas coisinhas que me fazem bem, e só de pensar nisso percebo que fiquei melhor ao longo do meu dia. Se você se enquadra nesse tipo de pensamento recomendo, continue o exercício e busque cada vez mais se colocar nas situações que percebeu que lhe fazem bem. Em momentos futuros falaremos um pouco mais sobre como planejar isso.

 

  • Mas talvez após o exercício você tenha percebido que tem muitas destas “pequenas coisas” que lhe deixam feliz, mas que ainda assim quando você pensa num todo não se considera uma pessoa feliz, talvez isso aconteça justamente porque ainda assim você esteja distante DA Felicidade, aquela com letra maiúscula, a que justifica seu propósito de vida.

 

  • Ou ainda você concluiu que possui poucas coisas no seu dia a dia que lhe fazem feliz. Talvez as próximas etapas serão mais difíceis para você, mas seu potencial de ganho também é maior. Mas já começa a colocar aí na cabeça que seu processo de mudança talvez precise ser mais intenso.

 

Bom, mas vamos lá... o que fazer com essa lista, seja ela grande ou pequena, indico que você olhe para os itens colocados nela, e:

 

1 - tente calssificá-los em categorias, vou listar algumas aqui:

- Qualidade de vida: tudo que se relacione com lazer, hobbies, espiritualidade, animais de estimação, alimentação...

- Pessoal: saúde, estudos, autoestima...

- Profissional: realização, propósito,reconhecimento, financeiro...

- Relacionamentos: família, amigos, relacionamento amoroso

2- Pense qual ou quais destas categorias você acredita que são mais fundamentais para sua felicidade, que hoje no seu contexto de vida se estivessem mais “cheias” te fariam mais feliz.

 

Em outro momento iremos analisar o quanto você está preenchendo o que lhe é mais importante ou não. 

 

Autoria: Taiana Lessa (livre reflexão)

Site criado na Loguei.com